Planejando sua Aposentadoria Imprimir E-mail
Nossa vida é feita de planejamentos. Planejamos os estudos de nossos filhos, a viagem dos nossos sonhos, uma vida melhor, dentre outras coisas.
Da mesma maneira, é de extrema importância o planejamento de nossa Aposentadoria, e para isso, quanto mais cedo melhor.
Todos pensam em chegar à velhice com tranqüilidade e a melhor maneira é ter uma renda de aposentadoria que lhe garanta uma renda, no mínimo, suficiente para a sobrevivência sem trabalhar e ainda ter dinheiro para atividades extras e lazer.

No entanto, as regras da Previdência Social (INSS), podem deixar as pessoas apreensivas e muitas vezes confusas. As regras são complexas quanto ao reconhecimento de atividades especiais; períodos que são ou não considerados como tempo de contribuição; cálculo da renda mensal inicial; e, principalmente, até quando contribuir para ter um benefício mais vantajoso.
Daí entra a importância do planejamento previdenciário, e tendo em vista, que as regras da Previdência Social são complexas  é muito importante o acompanhamento contínuo da situação previdenciária do trabalhador por um profissional qualificado que irá lhe orientar a melhor maneira de contribuir. E também, até quando contribuir,  visto que, pode aposentar-se  proporcionalmente e de forma integral, além do fator previdenciário que ao meu ver é um grande vilão no valor do benefício.
Será que seria interessante uma Aposentadoria Proporcional?  Ou deve esperar completar-se o tempo para uma Aposentadoria Integral ?
Vejo que pode haver dois inconvenientes para a Aposentadoria Proporcional. Em primeiro lugar, porque é aplicado o fator previdenciário sobre a média dos salários de contribuição, que é um redutor incontestável no valor do benefício, pois, leva em consideração o tempo de contribuição e a idade do segurado. Em segundo momento, o segurado terá aplicado em sua renda mensal inicial a proporcionalidade do coeficiente de cálculo (70%) sobre o salário de benefício, acarretando uma redução de 30% a 50% da média dos seus salários de contribuição.
Mas, há casos, em que a Aposentadoria Proporcional é interessante. Por exemplo, um segurado que terá uma renda mensal inicial no valor de 1(um) salário mínimo, tanto na Aposentadoria Proporcional como na Aposentadoria Integral, não tem motivo para se aposentar integralmente, já que pode se aposentar talvez 2 anos ou mais antes e receber a mesma renda.
Já, na Aposentadoria Integral,  é interessante que se faça uma projeção com relação ao valor da renda mensal inicial de quanto será o valor quando completar os exatos 30 anos (mulher) ou 35 anos (homem), ou, se será mais vantajoso trabalhar alguns anos a mais para atingir uma renda melhor, já que  aplica-se o fator previdenciário. Será que vale a pena ? Tudo depende de ser analisado.
Levando-se em consideração que o valor teto dos benefícios da Previdência Social hoje é de R$ 3.916,20 (note-se que esse valor corresponde a 6,2961 salários mínimos, por mais que seu salário seja maior) e que o valor dos benefícios sempre será  menor do que isso, pergunta-se:  Essa renda será suficiente ?
Na hipótese de não ser suficiente poderá ser feito um planejamento de previdência privada. Não deixe somente para quando achar que tem o tempo necessário. Planeje antes, Invista!
Estamos dispostos a lhe dar a assessoria necessária para seu planejamento.
VIVIANE HARTMANN FLORI - OAB/SP 166.267
Advogada pós-graduada com título de especialização em Direito Previdenciário pela EPDS - Escola Paulista de Direito Social
Sócia no escritório de Advocacia RONALDO BORGES SOCIEDADE DE ADVOGADOS.
 
 

Curta nossa Fan Page

Nosso Endereço


Newsflash

A 9ª Câmara do TRT da 15ª Região manteve na íntegra a sentença da 12ª Vara do Trabalho de Campinas que condenou uma emissora de televisão a pagar R$ 32 mil de indenização por danos morais a empregada. O relator do acórdão, o juiz convocado Fábio Allegretti Cooper, conheceu o recurso da empresa e o recurso adesivo da empregada, mas não lhes deu provimento...... leia mais!

Responsabilidade Social
seloabrinq.jpg selomariaclaro.jpg logorotary.jpg